Usina Termoelétrica a Biogás (UTB) – Ponta Grossa/PR

Ponta Grossa - Paraná

Mais um projeto que conta com a energia da ENERMAC: a 1ª Usina Termoelétrica à Biogás pública para gestão de resíduos sólidos urbanos.

A Usina Termoelétrica a Biogás (UTB) é um empreendimento da Ponta Grossa Ambiental (PGA), empresa do Grupo Philus e foi inaugurada em 30 de abril de 2021 em Ponta Grossa, no Paraná.

O empreendimento poderá processar 30 toneladas de resíduos sólidos urbanos por dia, o que resultará em energia suficiente para garantir o próprio funcionamento e abastecer hospitais e prédios públicos do município, com isso, gerando uma economia de aproximadamente R$ 250 mil/mês em energia elétrica.

2 Grupos Geradores Enermac instalados de 520KW

O biogás captado nas cúpulas dos biodigestores é tratado para remoção das impurezas, e encaminhado aos 2 grupos motogeradores ENERMAC com potência instalada de 520KW, suficiente para abastecer 2400 residências.

Como funciona a Usina Termoelétrica a Biogás de Ponta Grossa

A Usina irá receber resíduos orgânicos (que serão coletados por um caminhão 100% elétrico) e irá transformá-los em biogás, através do processo de biodigestão. O biogás alimentará os geradores que produzirão a energia elétrica a ser injetada diretamente na rede da Copel (concessionária de energia do Paraná).

Além de transformar o passivo ambiental em ativo econômico, a Prefeitura de Ponta Grossa estuda o uso do digestato, fertilizante resultante do processo, para ações de paisagismo em áreas públicas da cidade e destinação para pequenos agricultores.

O empreendimento nasce como referência no que há de mais moderno em tecnologia e sustentabilidade

A UTB conta com uma das mais modernas estruturas para geração de biogás do país.

Conta com um galpão totalmente fechado para o recebimento dos resíduos, e uma completa e automatizada linha de triagem para remoção de impurezas e contaminantes. Na próxima etapa, os resíduos seguem para um pré-tanque, onde passam por um criterioso processo de análise laboratorial para validar o material antes de serem encaminhados aos biodigestores.

O laboratório da PGA foi montado para ser referência em análise, monitoramento e desenvolvimento de pesquisas na área de Biogás.

Após o processo de triagem, os resíduos são encaminhados aos 2 biodigestores, com grande capacidade de armazenamento e equipados com aquecimento e agitação para que  as cepas de bactérias transformam o resíduo orgânico em biogás.

O Biogás vai para os geradores onde é utilizado como combustível para produção de energia elétrica, que é injetada diretamente na rede elétrica da concessionária de energia local (COPEL).

O que sobra no biodigestor após todo o processo é o digestato que é direcionado para uma grande lagoa. Este digestato é um líquido rico em cálcio e vitaminas que  pode ser utilizado como fertilizante para irrigação de jardins e lavouras.

 

Entenda mais sobre o processo no site da PG Ambiental:
https://pgambiental.com.br/usina-termoeletrica-a-biogas/

Usina Biogas

Nossos Cases

Usina Termoelétrica a Biogás (UTB) - Ponta Grossa/PR

Usina Termoelétrica a Biogás (UTB) - Ponta Grossa/PR

Mais um projeto que conta com a energia da ENERMAC: a 1ª Usina Termoelétrica à Biogás pública…
EnerDinBo -  Conheça a 1ª Usina híbrida Biogás e Fotovoltaica em grande escala do país

EnerDinBo - Conheça a 1ª Usina híbrida Biogás e Fotovoltaica em grande escala do país

Temos muito orgulho de fazer parte do projeto da primeira usina híbrida de biogás e energia fotovoltaica…